Luiz Marins
(Luana Martins: minha amiga tão querida e parceira: esse mail fez uma diferença muito grande em minhavida hoje… obrigada por enviar!!!)
Eu a observava de longe. Ela fazia um pedaço e logo desmanchava o que havia terminado de fazer. Fazia mais um pouco e desmanchava novamente. Uma vez mais e desmanchou. Quando a vi desmanchar a fiada de tricô pela quinta vez, intrigado, perguntei àquela paciente senhora: por que a senhora faz e desmancha o que fez tantas vezes? E ela me respondeu: “estou começando a fazer um agasalho para minha netinha. Se eu fizer esta primeira fiada torta, todo o agasalho ficará torto. Quanto mais comprido for, mais torto ficará. No tricô, se você não tiver paciência e começar certo desde a primeira fiada, todo o seu trabalho estará perdido no final.” E continuou explicando: “O senhor já viu agasalhos tortos para a direita ou para esquerda? Pois é, eles foram começados de forma errada, muitas vezes um pequeno erro que só será consertado se o agasalho for totalmente desmanchado e começar tudo de novo.”
Fiquei imaginando o quanto a sabedoria daquela senhora do tricô poderia ser aplicada à nossa vida pessoal, profissional e empresarial: se você começar errado, quanto mais crescer mais errado ficará.
Conheço pessoas que hoje dariam tudo o que possuem para poder voltar ao passado e recomeçar direito. Conheço empresas que dariam tudo o que têm para poder voltar ao início e fazer tudo de acordo com a lei. Conheço profissionais que dariam tudo o que possuem para voltar ao passado e voltar a estudar o que pensaram poder aprender “colando” na escola.
Começar certo exige uma visão e planejamento de longo prazo. Aquela mulher só desmanchava tantas vezes o que fazia porque tinha em mente aquele agasalho pronto. Ela sabia o que queria no final.
Nós, na vida, nem sempre sabemos o que seremos, nem temos como planejar tudo de forma perfeita. É preciso começar certo, pois só assim, o resultado será perfeito.
Você quer um novo agasalho?