Começar ou seria Recomeçar?

Bom dia leitoras do blog DaniGarlet! Aqui estou eu em nosso compromisso semanal para falar um pouquinho sobre saúde e qualidade de vida.
Adivinha qual o assunto de hoje? Siiimmmm… vamos falar de como começar (ou recomeçar)  a “mexer o esqueleto”.  Bora lá…
Antes de qualquer coisa quero dizer que SIM, é possível recomeçar. Prova disso sou que até já fui convidada a “me retirar” da academia porque estava “matando” demais as séries… Afff!!! Lógico que “murchei” por um tempo, mas logo depois tomei coragem e recomecei!!!
Acho que o maior segredo para recomeçar é aquela batida frase: “Você precisa fazer algo que lhe dê prazer”, porque se você já começar fazendo algo como uma “obrigação”, você arranjará qualquer desculpa ou outro compromisso mais importante do que este que você tem agendado consigo mesma.
(imagem: reprodução)
Então, primeiro passo é descobrir o que nos dá prazer. Para isso vale testar váááárias aulas experimentais nas mais diversas academias da sua cidade… Experimente musculação, muay thai, body combat, caminhada, corrida, tênis, dança… enfim…. o negócio é “se descobrir”. Muitas pessoas são influenciadas por “modismo” e correm o sério risco de escolher um exercício que não combine com estilo, logo, ficarão desmotivadas e abandonarão as atividades (foi nesta fase que descobri a caminhada, que mais tarde evoluiu para a corrida).
Bom, se já sabemos o que gostamos fica mais fácil. O próximo passo é procurar um profissional da área da saúde para avaliar quais são suas reais condições de saúde. Conhecer o próprio corpo, fazer exames médicos e saber até onde podemos ir é fundamental para que os exercícios dêem os resultados esperados (não pensem vocês que eu saí correndo por aí… eu passei por um cardiologista e um profissional de educação física antes de iniciar).
É importante saber que nenhuma modalidade de exercícios deve ser iniciada com “força total”. Devemos começar devagarinho, até nosso corpo entender nossa nova rotina e aos poucos vamos “aumentando a dose” (já falei ali em cima que comecei caminhando… depois foi naquela de “corre 02 minutos e caminha 01”… e assim fui aumentado minha dose… rs).
Gente!!! É tanto assunto para conversarmos que este post ficaria GI-GAN-TEEE!!!Dessa forma, sugiro às leitoras que já praticam alguma atividade a deixarem um comentário a fim de ajudar àquelas que ainda não se descobriram… O que acham?
De qualquer forma, já deixo aqui registrado que no nosso próximo encontro falaremos de como mantermos a disciplina de continuar se exercitando! =)
Beijos Grande,@juli_mari

“Essa coluna é escrita pela @juli_mari todas as segundas-feira.
Ela é formada em Serviço Social, atua na área de Gestão da Qualidade,
 trabalha loucamente como todas nós, é casada, tem uma filha au-au
 e tenta ser o mais disciplinada possível nas atividades físicas.”

13 comentários

  1. Greice Kölln Vipych
    Muito bom o post!
    Faço caminhadas e adoro, por ser um exercício ao ar livre! além disso adoro dança! ballet e jazz são meus favoritos!

    beijinhos!

  2. Blog da Helô
    adorei esse post, quando vi recomeçar, senti que se tratava de exercício físico.

    Eu joguei handbaall 05 anos, terminei o ensino medio e nao tive mais como jogar, FIQUEI SEDENTÁRIA 04 ANOS, resolvi fazer academia ha três meses. e to achando dificil demais pegar o ritmo, faltei quinze dias seguidos, voltei hoje, mas acho q já estou começando a me adaptar, o pior é q nao gosto de academia, então é muito difícil fazer por obrigração. Tô fazendo por obrigação ENGROSSA PERNA hahaha, mais quem sabe daqui há alguns dias eu acostume né.
    beijim

    bloggdahelo/blogspot.com

  3. Jeane
    Eu acredito na insistencia. Temos que ser teimosas e ir malhar mais uma vez, ainda que não tenha gostado da última. Acredito nas mudanças de hábitos que vem para ajudar, e para isso acontecer temos que esta sempre insistindo. Se falhar um dia, dois dias não importa … rs Volta no terceiro dia.

    beijos,
    @Jenny_Pereira

  4. Narjara
    Olá pessoal, concordo com a Juli que é preciso fazer o que gosta, e sou um exemplo também, não conseguia ficar mais do que 6 meses na academia, e caminhadas… vixe…. nem se fala.
    sabe o que eu descobri…. PATINAÇÃO ARTÍSTICA, é meninas e meninos, existe isto para nós que já patinávamos com aqueles patins de ferro, ou mesmo para quem nunca patinou mas acha legal.
    como já dis o poeta… nunca é tarde para recomeçar.
    beijinhos a todos.
    Narjara
  5. Dani Garlet
    Meninasssss obrigada pelos recadinhos!!!
    Mais tarde a Ju vem dar um oizinho pra vcs!

    Beijoss

  6. Ju
    Oi Pessoal!

    Que bom que gostaram do post!!!!

    Fico feliz!!!

    Gabi, atitude! Isso mesmo. Só depende de nós para recomeçar!

    Greice, também adoro exercícios ao ar livre!

    Helô, não desista!!! Logo teu corpo acostuma e será prazeroso!

    Jeane, insistênsia também é importante!

    Ná, e vc hein? Patinação artística? Que delícia, né? Bem me lembro que patinava na infância…

    É isso aí, bora mexer o esqueleto….

    E vc Dani, não vai nos falar um pouquinho do Body Combat? heheheh

    Beijos a todas!

    @juli_mari

  7. Dani Garlet
    hhahhaaha agora a Ju me puxou pro abraço"" kkkkkkkkkkkkk
    Então, eu fiz 3 aulinhas de combat, jump e outro lá, butttttt minha coluna reclamou valendooo!
    Massss não pensem que deisiti, nãooooooo. Estou fazendo academia normal (blé, detesto!) + combat que é o unico a não me dar mta dor nas costas….

    acho que isso dá post! kkkkkkkk
    Isso, não vamos desistir meninas, o início é sempre dificil, mas chegamos lá!
    super beijos

  8. Ju
    Daniiii

    Adorei a sua ideia "isso dá post"… hehehe

    Podemos falar disso um dia desses, q tal? hehehhehhe

    Beijooo

  9. Mile
    Adorei o post!! Comecar ou recomecar nunca eh tarde, o mais importante eh a pessoas se encontrar e estar bem p/ essa nova fase. Para "fazer" nao por obrigacao(pq fulano ta tao bem e tao bonito, eu queroo tbm) e sim por puro prazer.

    Eu amoo pilates na bola(super recomendo) mas tbm faco Iron Yoga, Boot Camp, Kicking box, Static Shock e ZUMBA.

    Bjsss e t+++ 🙂

    http://www.rosaprata.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *